A marca e suas aplicações devem ser percebidas como um instrumento de comunicação. É importante que as normas sejam respeitadas rigorosamente, seguindo as indicações de cores, tipografias e proporções para que a identidade do Caminho não seja comprometida, prejudicando a comunicação.
Os símbolos e elementos de comunicação visual do Caminho da Fé são a identificação clara da sua presença na sociedade.
Especialmente nos trechos em que o Caminho é percorrido por peregrinos, sua função torna-se ainda mais importante, visto que são a principal indicação da rota, garantindo que o caminhante não se perca, e que chegue seguro até o final do Caminho em Aparecida, SP.
Por isso, a Associação dos Amigos do Caminho da Fé está implementando este manual, visando padronizar a exposição da marca e de seus símbolos em quaisquer situações, garantindo confiabilidade e pertencimento aos seus usuários.
Registro de Marca
As marcas aqui apresentadas são registradas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), em nome da Associação dos Amigos do Caminho da Fé. Podem ser marcas nominativas (compostas de palavras, expressões ou combinações de letras/números), marcas figurativas (desenhos ou formas estilizadas de letras/números) ou marcas mistas (combinação das duas primeiras).
As marcas e patentes são protegidas pela Lei 9.279/96, que estabelece propriedade e uso exclusivo a seus donos. Assim, qualquer uso das marcas “Caminho da Fé” que não possua autorização formal da Associação dos Amigos do Caminho da Fé é passível de processo judicial.
Para visualizar o Manual de Identidade, clique aqui.