default-logo

VIA SACRA DIOCESANA – SÃO CARLOS-SP

CAMINHO DA FÉ, SÃO CARLOS SP

VIA SACRA DIOCESANA

 

Catedral de São Carlos Borromeu e Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia.

 

No município de São Carlos, estado de São Paulo, está presente a Via sacra Diocesana, um trecho do conhecido “Caminho da fé”, que para os munícipes liga providencialmente a Catedral diocesana ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia.

Dentro desse itinerário foi desenvolvido um projeto junto ao departamento de fomento ao turismo do município, para implantação de totens em formato geométrico triangular, representando a Virgem de Aparecida, com estações da Via sacra, pelo qual o monumento traz em seu interior cada momento da via dolorosa de Jesus.

Esse percurso, exatamente da Catedral de São Carlos, até o Santuário da Babilônia, são de 15 km, providencialmente apontados e demarcados há dezenas de anos, pela manifestação da fé do povo de Deus peregrino. Nessa via pode-se encontrar diariamente devotos caminhantes, ciclistas, motociclistas, automóveis e até mesmo cavaleiros. Além de propiciar todo ano significativamente, duas caminhadas da fé de grande público, uma no dia do feriado da cidade de São Carlos, Nossa Senhora Aparecida da Babilônia (15/08), pelo qual, guarda a história do milagre da preservação do incêndio, de uma árvore que tinha em seu tronco a imagem da Imaculada Conceição; e outra peregrinação na véspera da natividade da Virgem Santa (07/09).

Neste ano, precisamente no dia 12/04, de 2022 acontecerá a oficialização e consagração dessa Via sacra, que contará com a presença e benção do Bispo Diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, do reitor do Santuário Pe. Everton Luchesi e o cura da Catedral, Pe. Marcos Guidelli, além de padres e autoridades que participam dessa história. Inaugurar-se-á os dois letreiros: “Caminho da fé”, um deles fixado em uma das principais de avenidas de acesso à Rodovia Washington Luís (Avenida Getúlio Vargas) e a outro no gramado, na via do recinto, do Santuário Diocesano.

Esse ato terá Início às 16h, no estacionamento da Catedral, posteriormente seguirão de carro, pelo Caminho da fé, até o Santuário da Babilônia para a benção final do trajeto.

Vale ressalta que o atual e completo caminho da fé, tem seu início na Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em São José do Rio Preto, concluindo seu destino na Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida SP, sendo este o maior percurso do caminho da fé, e um dos maiores trajetos religiosos do mundo.

 

Pe. Everton Luis Luchesi

Reitor do Santuário Diocesano de

Nossa Senhora Aparecia da Babilônia

 

Sobre o autor

Deixe uma mensagem

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.