default-logo

Ramal Centro Paulista – Borborema-Itápolis-Ibitinga-Tabatinga-Nova Europa-Gavião Peixoto-Boa Esperança-Trabijú-Ribeirão Bonito-São Carlos

ATENÇÃO PEREGRINOS: DESVIO EM ITÁPOLIS. CLIQUE AQUI PARA MAIORES INFORMAÇÕES.

 

Partindo de Borborema, praticamente as margens do rio Tiête, onde é o ponto mais baixo do ramal, o caminho segue até São Carlos através de altiplanos típicos do planalto ocidental do Estado de São Paulo.

Os trechos mais íngremes aparecem quando o caminho cruza por rios e ribeirões, no entanto, a altimetria não tem grande variação ficando entre 416 m e 815 m do nível do mar.

 

CLIQUE PARA SALVAR O MAPA

 

 

A paisagem outrora dominada por laranjais, hoje é formada em sua grande parte por canaviais. Em Itápolis é possível sentir um aroma doce no ar ao passar por uma das usinas ao longo do caminho. Pelo caminho também se avista grandes fragmentos de cerradão e por conta disso é possível avistar vários animais da fauna brasileira como lobo guará, gaviões e gatos do mato.

Chegando próximo a Ribeirão Bonito a paisagem vai tomando outra forma, o caminho vai se aproximando das Cuestas Basálticas e já é possível avistar colinas e montes muito íngremes com vários paredões.

Além das paisagens, o fator religioso do ramal é muito forte dispondo de manifestações, patrimônios históricos religiosos, como igrejas, capelas, monumentos, entre outros para que os peregrinos acessem e possam visitar.

Desfrutar deste novo ramal pode ser um grande desafio para o peregrino quando ele observar a diversidade paisagística e as sensações de transitar por diferentes biomas.

 

*As cidades marcadas na cor azul são pontos de emissão de credenciais.

 

Trechos com necessidade de desvio para carros de apoio:

Trechos com necessidade de desvio para carros de apoio:

  1. Casa Branca à Vargem Grande; Desvio Asfalto

  2. São Roque da Fartura á Águas da prata; Desvio Asfalto

  3. Luminosa à Campos do Jordão desvia por estrada de terra na chegada de luminosa, desviar a direita sentido Campos do Jordão. Quando avistar o asfalto, descer a esquerda.

VOLTAR←

 

  1. Vivaldo Aparecido Ribeiro Reply

    Estou querendo fazer em Janeiro saindo de Borborema, será o meu 11• caminho,, ,,Parabéns pela eficiência de já postar a quilometragem a partir de Borborema,já que o ramal foi inaugurado a menos de um mês ,,,,que Deus e Nossa Senhora Aparecida proteja a todos vcs da organização e a todos nós Peregrinos e Bicigrinos

  2. NILSON JOSE AUGUSTINI Reply

    A soma do ramal Ramal Centro Paulista – (Borborema- Itapolis- Ibitinga- Tabatinga- Nova Europa- Gavião Peixoto- Boa Esperança- Trabiju- Ribeirão Bonito- São Carlos) está errada. 758,7 e não 742

    • Patricio Peregrino Reply

      NILSON JOSE AUGUSTINI boa tarde a soma está correta o que acontece que repetiram a distancia Ribeirão Grande ⇒ Potim
      16,7km pode conferir tem lá depois de Porto Ferreira ⇒ Santa Rita do Passa Quatro bom caminho!

  3. Paulo César Pinto Ribeiro Reply

    Boa Noite! Tenho uma dúvida. De Santa Rita do Passa Quatro há uma indicação (Ribeirão Grande – Potim) e depois a saída de Santa Rita para a próxima cidade.
    Por favor! Aguardo resposta. Obrigado!

  4. Aparecida Botazo Yamakado Reply

    Já há uma lista com as pousadas/acomodações?
    Obrigado

  5. Alexandre Luiz de Souza Reply

    Bom dia

    Gostaria de saber se vocês tem disponiveis os caminhos em arquivo kmz, kml, gpx ou outra extensão de georreferenciamento

    • Luiz Paulo Pinho Reply

      Por favor alguém tem esse mapa mais detalhado em outra extensão, principalmente de gavião Peixoto até Ibitinga

  6. Claudio Pampa Reply

    Nesse ramal, até Tambaú, além das pousadas existem locais onde se pode acampar ??

  7. LUIS CLAUDIO MOREALE Reply

    Fizemos o trecho de Borborema a São Carlos de 20 a 23 de Junho de 2019 de bicicleta e registrei cada trecho separadamente no Strava começando pelo Santuário de N.Sra Aparecida em Borborema e finalizando em cada Igreja Matriz das cidades do Ramal Centro Paulista. Todos os trechos podem ser consultados. Meu nome no Strava está como “Luis Cadino Moreale”. Espero que ajude.

  8. Pedro Pinto Cardoso neto Reply

    farei na primeira de janeiro de bike saindo Borborema 3 pedalada a casa da mãe rainha sem carro de apoio

  9. Alexandre Filho Reply

    Tenho projeto de fazer o caminho da fé, de preferência o maior percurso, iniciando em Borborema, a minha dúvida é, qual é o melhor percurso pra fazer de bike, como não conheço, peço ajuda de quem fez os percursos, é possível fazer em média de 120 a 130 Kms por dia, nessa média consigo aproveitar bem os locais, é difícil ir sem reservar hospedagem, pois o local de pernoitar vai depender da quilometragem percorrida, agradeço quem puder ajudar.

    • Dirceu Reply

      “o caminho é o que importa, não o seu fim. se viajar depressa demais, vai perder aquilo que te fez viajar.”..pense nisso.
      já fiz sozinho de bike o caminho em 2018 saindo de sertãozinho.

  10. Patricio Peregrino Reply

    Boa tarde na hora de montar a pagina do site repetiram a distancia Ribeirão Grande ⇒ Potim
    16,7km depois de Porto Ferreira ⇒ Santa Rita do Passa Quatro !

  11. André Mascaro Reply

    Olá, bom dia.
    Será meu primeiro Caminho da Fé de bike saindo de Ribeirão Bonito no próximo sábado.
    Como faço para conseguir os pontos para carimbar durante o percurso todo?

    Grato.

  12. CÉLIO Reply

    Bom dia peregrinos. Pretendo fazer o caminho, de bike, saindo de Borborema até Aparecida. Acompanharão na travessia a esposa e o filho de 12 anos. Será que uma média de 60 Km por dia é factível, já que o objetivo é que todos cheguem até o final e, lógico, aproveitem ao máximo a paisagem? Fiz de Sertãozinho-Aparecida no ano passado, também de bike e o que nós supúnhamos ser um terreno plano dentro de São Paulo se mostrou um grande erro. Muita pirambeira! Esse novo trecho é assim também?

  13. CÉLIO Reply

    Parabéns a essa fantástica Associação. Vocês são um exemplo de abnegação e competência. Graças ao excelente trabalho que vocês realizam, milhares de pessoas podem se dedicar ao planeamento da travessia sem grandes preocupações com informações de ordem prática. Muito obrigado pelo magnífico trabalho.

  14. Gil Corrêa Reply

    Olá peregrinos! já fiz o caminho da fé quatro vezes saindo de águas da Prata, pretendo fazer novamente saindo de Borborema onde vão ser mais de 25 dias de caminhada, que DEUS e NOSSA SENHORA APARECIDA abençoe a todos……..

  15. Angelus Reply

    Bom dia!
    Gostaria de saber se o novo trecho, ou seja, a partir de Borborema, o caminho segue o mesmo estilo do já existente, cortando fazendas e muito verde?

  16. Adail Pacor Reply

    Fiz o Caminho, de bike, em 2010. Nos anos seguintes era organizado um Encontro do Peregrino. Agora parou ou não fui mais informado?
    Pretendo fazer o trecho Borborema-São Carlos em Dezembro/2020, de bike ou a pé. Gostaria de falar com outros interessado…

    Grato,

    Adail Pacor
    Fone: (16) 98113-4040
    E-maiL: adail@doc1gestao.com.br

  17. Jaqueline Nigro Reply

    Boa tarde, estou passando por um dos períodos mais difíceis da minha vida, meu marido está no CTI muito grave com Covid19 e sei que Nossa Senhora vai operar um milagre e curar ele e pretendo como agradecimento fazer a peregrinação, existe um esquema seguro pois devo ir sozinha(faz parte da promessa)

Deixe uma mensagem

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.