VISTA SUA MOCHILA E ESVAZIE-SE AO LONGO DO CAMINHO

CAMINHO DA FÉ:

       VISTA SUA MOCHILA E ESVAZIE-SE AO LONGO DO CAMINHO

 

Muitas são as razões que levam homens e mulheres a percorrerem os 295 km do Caminho da Fé. Religião, introspecção, desafio físico, turismo, curiosidade. Seja qual for a motivação, quem decidir fazer o Caminho, de uma coisa pode ter certeza, será um desafio diário às capacidades físicas. Subindo e descendo morros e serras, muitas vezes terá a sensação de não ter fim, e muitas vezes pedirá para começarem as descidas e quando elas surgirem infinitas, então pedirá de volta pelas subidas…

Aprenderá a saborear a água quente do seu cantil, ou beber com imensa gratidão e prazer a água que desce geladinha da serra. Irá ver beleza em todo raio de sol refletido no verde das matas ou na neblina das manhãs.

Verá em cada rosto estranho no caminho, um amigo a lhe dar apoio ou abrigo sem saber direito de onde você veio.

E durante muito tempo ao longo do Caminho desenvolverá a capacidade de falar sozinho, e aos poucos, se conhecer mais e mais.

Nenhuma história que se faz pelo Caminho é maior ou menor do que a outra, é apenas de cada um, e só por isso já deve ser respeitada. Não importa o número de vezes que você fez o Caminho, a quantidade não fará de você melhor do que ninguém, o que devemos de fato buscar nessa peregrinação é um esvaziar-se de nossas vaidades, orgulhos disfarçados ou falsas humildades.   

Durante os doze dias em que fiz o Caminho, enquanto percorria os quilômetros de todos os dias, exercitei demais meu diálogo com Deus. Por todo o Caminho tantas foram as vezes em que invoquei Seu nome, ou orei para ser forte e chegar até o fim. E todas as vezes quando eu parava no alto da serra e olhava para trás, via ao longe todos os morros, vales e estradas que eu já havia atravessado, então meu coração se enchia de uma imensa gratidão…deveríamos sentir o mesmo em nossas vidas no dia a dia.

                                                         LUIZ HENRIQUE TAVARES

                                                         Bauru,             02/08/2018 

  1. Jorge Paulino

    Bom dia Peregrino Luiz Henrique. Parabéns por fazer o Caminho e por relatar suas experiências.
    Pretendo fazer o Caminho, partindo de Águas da Prata, em Outubro de 2019, em 10 (dez) dias. Se possível, gostaria que me desse algumas dicas sobre como melhor fazer o Caminho. Claro, como vc disse, que cada um terá suas histórias, mas eu digo em relação a hospedagens, o que levou na sua mochila que não levaria novamente – o que não usou, e o que não levou e fez falta. Coisas do tipo.
    Também uma noção sobre os valores gastos.
    Desde já grande abraço e parabéns.
    Jorge Paulino
    (17) 98125-7151
    Monte Aprazível (SP).

    • Jorge Paulino

      Boa tarde Luiz. Satisfação imensa em falar com vc ontem (21/11/2018). Obrigado por ter ligado. Mas eu não vi onde vc postou suas dicas. Só lembrando que não tenho acesso a redes sociais, além do WhattsApp kkk.
      Abraço.
      Jorge

    • Rodrigo

      Boa noite Jorge, eu pretendo fazer o caminho em 10 dias em Setembro, qual data de Outubro vc vai?
      Vc vai sozinho ou em turma, sou de Bálsamo.
      (17) 99627-8008
      Balsamo/SP

  2. Silvane Eloiza Pereira da Silva

    É…tive a grande alegria de poder vivenciar essa experiência do Caminho da Fé. É você expressa a realidade vivida…sonhos, esperanças e muito…muito diálogo com a Santíssima Trindade, a Virgem Maria e São José…sem esquecer o Anjo da Guarda.

    • Luiz Henrique Tavares Tavares

      Olá Silvane,

      Trilhar aqueles Caminhos é mesmo uma experiência única que nos leva a depender muito mais de Deus, é de nos fazer sentir alegria mesmo e muita gratidão…abraço!

  3. Luiz Henrique Tavares Tavares

    Prezado Peregrino Jorge Paulino,

    Perdoe-me a demora em responder, vou relatar brevemente o que levei e foi de grande valia, fui usando uma bota Thimberland,não estou fazendo propaganda da marca,mas usar essa botina é essencial, no dia em que peguei chuva no Caminho meus pés ficaram secos e aquecidos, na maioria dos dias caminhei de bermuda, e por baixo, ao invés de cueca, usava uma bermuda térmica que evitou assaduras, dois pares de meias grossas, eu fui no mês de julho, mais frio e seco, não usei repelente e levei, em outubro não sei…quanto as pousadas os preços certamente já não são os mesmos que paguei, mas aconselho você a se hospedar na casa de Dona SÔNIA e SR.ZACARIAS, no Bairro do Taguá em Ouro Fino antes de Crisólia, ótima família e na Pousada da Praça com DONA JANDIRA…me fez falta uma capa de chuva decente, levei na mochila: 02 bermudas,uma calça moletom,uma blusa moletom,(uma daquelas de ciclistas teria sido melhor não molha),lanterna,três cuecas, duas camisetas, sem contar aquelas roupas que usava no dia, cantil dois, leve um apito para você, se precisar chamar a atenção de alguém no meio do Caminho…espero ter ajudado de alguma forma,mais uma dica muito importante: faça um bom treinamento antes caminhando muito e fazendo também trabalhos de fortalecimento muscular( musculação ) costas,ombros,braços, coxas e pernas e abdominais e BOA CAMINHADA e que DEUS esteja com você!

  4. Jorge Paulino

    Boa tarde Luiz. Satisfação imensa em falar com vc ontem (21/11/2018). Obrigado por ter ligado. Mas eu não vi onde vc postou suas dicas. Só lembrando que não tenho acesso a redes sociais, além do WhattsApp kkk.
    Abraço.
    Jorge

  5. Rodrigo

    Boa noite Jorge, eu pretendo fazer o caminho em 10 dias em Setembro, qual data de Outubro vc vai?
    Vc vai sozinho ou em turma, sou de Bálsamo.
    (17) 99627-8008
    Balsamo/SP

  6. Rodrigo Soler

    Boa noite Jorge,
    Qual data de Outubro vc pretende fazer?
    Sou de Bálsamo e estou querendo ir em Setembro, vc vai sozinho ou em turma?
    (17) 99627-8008
    Bálsamo/SP

  7. RODRIGO SOLER

    Bom dia Jorge,
    qual data de Outubro vc vai? pretendo ir em Setembro,
    sou de Bálsamo/SP
    (17) 99627-8008