default-logo

RAMAL SÃO CARLOS BORROMEU

CLIQUE PARA SALVAR O MAPA

Um dos ramais mais distantes do Caminho da Fé, o ramal de São Carlos fica estrategicamente posicionado no Centro Leste Paulista.

Região de planícies, a trilha passa por canaviais e florestas de eucalipto, culturas típicas da região que caracterizam a paisagem do trajeto.

O caminho proporciona acesso às vias sombreadas passando por fazendas de grandes dimensões para terras paulistas.

No trecho de São Carlos à Descalvado o caminho possui dois pontos de apoio, o Bairro da Babilônia com uma igreja bucólica e apoio do morador e o SPA Água Santa que poderá dar suporte de hospedagem aos peregrinos, caso não consigam percorrer os 44 km do trecho.

O ramal conta também com passagem pela cidade de Santa Rita do Passa Quatro. O que chama a atenção em Santa Rita é a beleza arquitetônica e a imponência quando se aproxima da Igreja Matriz.  Além da importância histórica da Igreja de Santa Rita de Cassia, o valor ambiental do Município o destaca, uma vez que o território se concentra em grande parte no afloramento do Aquífero Guarani. Uma de suas caraterísticas mais marcantes são as Cuestas Basálticas nos pontos mais altos do município. Vale a pena visitar a estancia climática e conhecer suas peculiaridades.

O ramal de São Carlos Borromeu chega em um dos pontos mais importantes da região quando adentra o município de Tambaú, cidade de Padre Donizetti. Com forte referência religiosa ganha ainda mais força com a consolidação da beatificação do Padre.

 

CARACTERÍSTICAS DO RAMAL

– Área de planície, região plana;

– Trajeto da trilha por entre canaviais e florestas de eucalipto;

– Paisagem homogênea entre estes dois tipos de cultura agrícola;

– Vias com presença de areia e terra batida vermelha;

– Diferente do ramal de Sertãozinho São Carlos possui mais presença de vegetação, de sombras;

– O trecho de São Carlos à Descalvado, possui dois pontos de apoio no trecho Bairro da Babilônia com uma igreja bucólica e apoio do morador, e o SPA Água Santa que poderá dar suporte aos peregrinos na região;

– Presença de grandes fazendas de produção agropecuária de leite e cana;

– Ficar atento a falta de sinalização devido a corte de plantio de eucalipto ou cana, a retirada na matéria prima muitas vezes compromete a sinalização derrubando ou apagando setas.

*As cidades marcadas na cor azul são pontos de emissão de credenciais.

 

Trechos com necessidade de desvio para carros de apoio:

Trechos com necessidade de desvio para carros de apoio:

  1. Casa Branca à Vargem Grande; Desvio Asfalto

  2. São Roque da Fartura á Águas da prata; Desvio Asfalto

  3. Luminosa à Campos do Jordão desvia por estrada de terra na chegada de luminosa, desviar a direita sentido Campos do Jordão. Quando avistar o asfalto, descer a esquerda.

VOLTAR←