default-logo

O CHAMADO DO CAMINHO – PARTE 1 de 6

O Caminho da Fé é a versão brasileira do Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), onde peregrinos vão em direção ao Santuário Nacional de Aparecida oferecendo seus agradecimentos e pedidos e a cada passo no trajeto vão se conhecendo e conversando com Deus, vivenciando a simplicidade de cada pousada e dos moradores locais.

 

O Planejamento desta viagem foi no mínimo inusitado. No dia 06/02 estava em minha cama, e eu costumo pensar um pouco na vida antes de dormir e percebendo que estava precisando de uma experiência nova para fortalecer minha parte espiritual, tive um insight e lembrei do Caminho da Fé, ali Deus disse, VAI. Comecei a pesquisar naquele dia mesmo sobre o caminho, e no dia seguinte comuniquei meus pais que no dia 10/02 eu iria fazer uma peregrinação de 342 Km para Aparecida e como eu previa eles me apoiaram.

 

O site www.caminhodafe.com.br foi a minha principal fonte de pesquisa, o que levar, informações importantes e etc. Abaixo segue uma lista do que levar:

  1. 2 mudas de roupas além da que está no corpo (leve e de fácil secagem);
  2. Capa de chuva que cubra também a mochila;
  3. Chinelo;
  4. Material de higiene pessoal (sabonete; creme, escova e fio dental; papel higiênico, etc.);
  5. Primeiros socorros (esparadrapo, pomada contra assadura, antisséptico, etc);
  6. Canivete;
  7. Toalha;
  8. Agulha e linha (para drenar bolhas que possam se formar nos pés);
  9. Cajado ou Bastões de Trekking
  10. Calcado: já adaptado aos pés, resistente e macio;
  11. Chapéu,
  12. Água: levar apenas o que for consumir em cada trecho;
  13. Protetor solar e repelente contra os insetos.

Esse caminho é tão especial que até no modo que eu fiz minha mala eu aprendi, acabei levando coisas demais, desnecessárias que no decorrer tive que ir me desfazendo, e assim também é na vida não é? Quantas coisas temos ou queremos que não iremos as vezes nem tirar da embalagem. DESAPEGO.

Dia 10/02, dando início ao Caminho, fui a rodoviária de Maringá para pegar um ônibus que me levaria até Casa Branca – SP onde pegaria outro ônibus para chegar a Águas da Prata – SP, meu destino final com transportes automotores e o ponto inicial da caminhada. Porém por obra do destino existem duas cidades chamadas Casa Branca, uma no estado de São Paulo e outra perto de Umuarama-PR, para qual eu fui? Isso mesmo para perto de Umuarama. Foi um começo turbulento, pois tive que ficar das 12:00 até as 22:00 na rodoviária de Umuarama onde peguei um ônibus para São Paulo, onde cheguei por volta das 9:30. E finalmente consegui pegar um ônibus para Águas da Prata chegando as 15:30.

Fui direto para a Pousada Refugio do Peregrino, onde fiz minha credencial com a Tina uma pessoa excepcional que era uma das responsáveis pela pousada, logo no começo também conheci Kimi (fazendo o caminho pela 7 vez) e Iracema uma das idealizadoras do caminho, que forma de ser recebido ! Dei graças a Deus por ter perdido meu ônibus. Contei a elas sobre meu plano de começar a caminhada naquele dia mesmo, tentando chegar a Pousada do Gavião que ficava a 22 Km, elas já cortaram minhas asas naquele momento, dizendo que não seria possível, como eu poderia discutir com três seres tão bonitos. Fiquei, mas tive que mudar meu planejamento, ao invés de fazer o percurso em 10 dias teria que fazer em 9 dias para chegar a tempo do aniversário do meu irmão Gustavo.

Tomei um banho e fui dar uma volta pela cidade que estava bem quieta devido ao feriado de Nossa Senhora de Lourdes, avistei um Cristo com os braços abertos em cima de uma colina, cheguei no topo e fui presenteado com uma bela visão da cidade sendo abençoada  por aquela imagem.

  1. Cristiane Reply

    quero saber mais detalhes, onde acho?

    • João Gabriel Reply

      Oi Cristiane, pode entrar em contato conosco, por emal ou telefone.

      • Oswaldo Gontijo Reply

        Bom dia João Gabriel
        Gostaria de falar sobre este caminho.
        Tem um número que possa ligar?
        Meu nome é Oswaldo Gontijo
        Sou de Valadares mas com família em Divinópolis.

        • admin Reply

          Bom dia Oswaldo.
          Peço a gentileza de falar com a Fernanda em um dos contatos abaixo:

          contato@caminhodafe.com.br
          (19) 3642-2751
          (19) 3642-2098
          Obrigado pelo interesse.

  2. Oswaldo Gontijo Reply

    Obrigado.
    Foi você quem fez esta trilha, filmou e compartilhou conosco?
    Vi que em alguns trechos você teve problemas com água.
    Seria nestas questões que eu gostaria de falar. E a respeito de alguns pontos de parada.
    Já fiz algumas trilhas e gostaria de entrar nesta caminhada com mais segurança e menos erros.
    Obrigado

Deixe uma mensagem

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.