default-logo

O que é importante saber sobre Caminho

 

Essa semana resolvi escrever e tentar retomar o trabalho de publicações aqui no blog, a correria do dia a dia as vezes nos impede de ter frequência, mas espero conseguir escrever mais vezes.

Trabalhar no Caminho da Fé é incrível e apresenta uma série de relações, as vezes conflituosas, mas em geral são relações boas onde nos deparamos com experiencias, felizes, superação, aventura, fé…. de quem escolhe a rota para sentir o que se sente.

No meu processo de investigação  através dos relatos de peregrinos, encontrei mitas dicas, histórias, observações, dicas, reclamações…. entre outras. Vou retomar as publicações disponibilizando informações básicas e que são fundamentais para o planejamento adequado da viagem do peregrino.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  1. Planeje sua viagem com antecedência, organize-se!
  2. Antes de definir a data de sua viagem, pesquise sobre o Caminho da Fé e busque todas as informações necessárias para ter uma viagem o mais segura possível e sem imprevistos.

VISITE O SITE: WWW.CAMINHODAFE.COM.BR

CURTA NOSSAS PAGINAS NAS REDES SOCIAIS:

https://www.facebook.com/associacaodosamigosdocaminhodafe/

https://www.facebook.com/Caminho-da-F%C3%A9-703494649689675/

https://www.facebook.com/groups/305571036496045/

ESSAS SÃO AS PAGINAS E COMUNIDADES AO QUAL A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CAMINHO DA FÉ QUE REGE A ROTA APOIA.

 

Caso seja necessário entre em contato conosco na Associação dos Amigos do Caminho da Fé para tirar suas dúvidas, CONTINUANDO….

3. É importante conhecer, entender a altimetria do caminho para que o seu preparo seja adequado ao enfrentar os desafios que encontrará.
4. É importante que ao definir seu ponto de partida e os possíveis locais de parada, você faça suas reservas nos locais onde pretende repousar.

Pense: Se o estabelecimento de hospedagem não souber que você estará chegando como pode programar a sua acolhida?

O funcionamento dos Meios de Hospedagem no Caminho da Fé se dá pelas mesmas regras da Hotelaria convencional, recomendamos que adote o mesmo procedimento para comunicar sua intenção de hospedagem- Efetue sua reserva para garantir sua vaga.

5.Menor de 18 anos somente acompanhado pelos pais ou com autorização do Juizado de Menores;

6.Não formamos grupos e as saídas são diárias. Caso não queira caminhar sozinho, ao definir seu ponto de partida, entre em contato com o Meio de Hospedagem desta localidade e verifique se o responsável sabe da existência de outros peregrinos que pretendem sair na mesma data que você ou próximo a data, para que você possa se programar e organizar sua saída.

Se possível não caminhar sozinho, pois todos estão sujeitos a imprevistos.

O peregrino é livre para escolher a forma de caminhar – sozinho ou em grupo de pessoas, de preferência com o mesmo propósito e/ou pensamento filosófico;

7.Não estão previstas áreas de camping;

8.É de livre escolha do peregrino o local de partida;

9.Tempo de permanência no caminho:

– Para caminhantes aproximadamente de 17 a 22 dias caminhando entre 25 e 30km, considerando a partida do ponto mais distante- 571 KM SAINDO DO RAMAL DE SERTÃOZINHO.
– Ciclistas aproximadamente de 8 a 10 dias considerando a partida do ponto mais distante;

10.Gastos diários em torno de R$ 90,00 (refeição e pernoite) pagando-se no local onde utilizar os serviços.

  1. EDSON CARLOS GOMES Reply

    Boa tarde.
    Saindo de Águas da Prata, pretendo chegar em aparecida do Norte em 10 ou 11 dias.
    qual a melhor época para ir, final de março ou começo de abril, com relação à condições climáticas ?
    E com relação ao dia de saída, é melhor final de semana ou começo de semana ?
    Eu pergunto porque pode não ter lugares abertos para os registros ou são mais caros ou hotéis, etc
    Att.
    EDson

    • João Gabriel Reply

      Oi Edson, março ainda é uma época que chove. Está um pouco difícil de confiar nas previsões do tempo por conta das mudanças climáticas, mas março ainda chove. Abril começa a temporada de caminhadas e peregrinações de longa distância.o importante para definir sua data é verificar a disponibilidade de hospedagem nos pontos onde vc decidiu parar. E somente aí poderá tomar suas decisões. Não importa muito o dia que vai sair por que isso depende, quando vai começar só é importante analisar se for em época de feriado. Os valores são tabelados, não ha mudança diante as informações disponíveis na listagem de hospedagem. Mas ainda é cedo adquirir e confirmar por conta dos preços. Pois mudarão ainda. Mas as pre reservas já podem ser feitas caso queira.

  2. Charles Falcâo Reply

    Boa tarde. Farei o caminho de bike a partir do dia 6/6. Estou com dificuldades para reservar hoapedagem em Aguas da Prata, Mandu e em Aparecida. Mandei sms, email e whatsapp para os contatos presentes na lista do site do caminho e ainda nao consegui resposta. Alguem tem outros contatos nestes locais? Ja consegui reservas em Ouro Fino, Estiva e Luminosa. Meu whatsapp é 97-98122-1054. Valeu!

  3. Charles Falcâo Reply

    Ola. Ja consegui contato e reserva em Aguas da Prata e em Mandu. Me falta apenas em Aparecida, mas o contato em Mandu me ajudará. Valeu!

  4. MIGUEL ANGELO CORTE Reply

    Pretendo fazer o Caminho da Fé em 9 dias saindo de Aguas da Prata. Estou acostumado a correr 9km 4 X por semana. Não sei o grau de dificuldades em andar 35 km por dia. Quem ja fez pode dar uma dica. Tambem ouvi falar que Campos do Jordão ate o Horto é perigoso passar por ali bem cedo e sozinho. É verdade?

    • João Gabriel Reply

      Oi Miguel,

      É preciso estar preparado para percorrer essa média de km por dia por tantos dias. E nem sempre fazer atividade física todos os dias te dá o preparo necessário. é importante ter resistência. Por isso aconselhamos treinamento direcionado, ou seja, se preparar para percorrer distâncias longas por períodos repetidos. Nas redes sociais os peregrinos sempre postam dicas e orientações, lá é um ambiente que vc pode tirar melhor suas duvidas com quem já pratica a atividade. Todo o Caminho é sinalizado e as pessoas em geral respeitam o peregrino. Do centro de campos até a entrada do Horto, a estrada está sinalizada e o caminho é bonito, mas assim como toda estrada é importante ter atenção ao caminhar.

  5. Wagner Candelária Reply

    Se DEUS quiser farei de bike o Caminho da FÉ em 6 dias, partindo de Águas da Prata em 17/07 e chegando na Basílica em 22/07. Sou de São Bernardo do Campo/SP.

  6. Reginaldo Reply

    Olá,tudo bem?
    gostaria de saber, o local para começar a fazer a caminhada?
    E quais as épocas propícia, para este evento.
    Att,
    Reginaldo.

  7. Luciano Reply

    Bom dia Peregrinos,
    Estarei inciando a minha caminhada pelo Caminho da Fé no dia 16 de julho, saindo de Águas da Prata.
    Na bagagem vai a experiência dos 800km do Caminho de Santiago feito em 2017 e um conselho a quem vai fazer o caminho da fé: Ouça o que o seu corpo tem a dizer (se sentir dor verifique o que é, se o pé dói pare na hora e olhe, se precisar tratar uma bolha trate na hora).
    Conheci pessoas que nunca haviam caminhado e fizeram Santiago sem problema nenhum (o corpo de acostuma com o passar dos dias). Outros, por não cuidarem de uma bolha no pé acabaram tendo que interromper o caminho por dias até que os pés pudessem novamente aguentar.
    Uma coisa é certa, não há fórmula mágica. Quanto mais preparado você estiver menos vai sofrer. Porém, salvo problemas graves, todos chegam.
    Caso alguém vá sair nesta mesma época e quiser trocar alguma ideia estarei a disposição.
    Um ditado muito utilizado no Caminho de Santigo e que serve muito bem para qualquer caminhada… “Peregrino, você só tem que caminhar”.
    Buen Camino!

  8. neide olavia ayala caldeira Reply

    Bom dia!Queria uma imformaçao.Se pretendo sair de Sertaozinho dia 18 setembro e com previsao para 12 out em Aparecida como faço com as reservas ja que e um periodo de caminhada e hospedagens cheias mas nao posso reservar pq nao sei como sera minha comdiçao fisica ja que isso e imprevisivel ja q e muito chao.

  9. Mauricio Nicolete Reply

    boa noite.gostaria de saber se começo de setembro é uma boa época para iniciar o caminho saindo de aguas da prata.

  10. Joel Antonio Filho Antonio Reply

    Ja fiz a pe o caminho. Minha última vez foi em 2008. Agora pretendo fazer de bike saindo de São Carlos. Gostaria, se possível, receber informações relativas à algumas alterações na rota saindo de Tambaú e entre Casa Branca e Vargem Grande. Saindo de Campos de Jordão de Bike deve ir até a rotatória de Pinda?
    Se alguem ja fez de bike o trecho entre São Carlos e Tambaú, por gentileza, passe informaçoes. Desde já grato.

  11. nelson bolsonaro junior Reply

    qual a melhor época para fazer o caminho?
    levar dinheiro em espécie não é perigoso?
    em todos os locais aceitam cartão de crédito e débito?

    • robert vaz rego Reply

      Boa tarde Nelson, varios lugares aceitam debito ou credito, porem existe alguns lugares que nao aceita, nao exite perigo em levar grana, ninguem ousa roubar um peregrino… o pecado seria mortal…kkkk

  12. ALEXANDRE ROVAI DE FRANCA Reply

    Bom dia existe algum estudo de número de caminhantes por mês?

  13. Moisés Paladin Reply

    boa tarde estou me preparando para fazer o caminho da fé de bike estou sozinho se tiver auguem para irmos juntos para min data não tem problema sair de águas da prata ….. A não ser que tiver previsto chuvas

  14. Rodrigo Reply

    Pretendo fazer a pé saindo de Águas da Prata entre final de Agosto ou começo de Setembro, gostaria de saber se esta época é boa em relação as condições climáticas ou vou encontrar dificuldades.

  15. Wanderlei Reply

    Bom dia, Pretendo fazer o caminho da Fé em Agosto? Será uma boa escolha? acostuma fazer frio na região nesta época?

    Pergunto, pois sou do Paraná e gosto muito do frio.

  16. side Reply

    O melhor conselho, vc que vai de bike ou a pé, ir no seu ritmo sem se preocupar com o tempo, eu pretendo fazer o caminho de bike, não tenho que provar nada, quero chegar numa boa, se pegar subida que não der para pedalar, eu empurro sem problema, mais quero cegar ao meu destino, não vou programar dias, eu vou com a proteção da mãe, chegarei na casa dela.

  17. Marcos Antonio de Paula Reply

    Boa noite sou Marcos de Americana e vou fazer o caminho,
    Vou para água da prata dia 14/03/19 e começo a caminhada no dia 15/03/19.
    Se tem alguém que vai nesta da pode me ligar (19)991233378

  18. Genivaldp Reply

    Pretendo fazer o caminho da fe em agosto, a pe, se alguém quiser companhia.

Deixe uma mensagem

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.