default-logo

 

SOBRE A CIDADE

São Sebastião do Paraíso, cidade contemplada por rica natureza. Devido à exuberância, quantidade e variedade de ipês que enfeitam os logradouros públicos e jardins particulares ao seu espontâneo crescimento, tem como cognome de fundo poético e de tendência turística,  “São Sebastião do Paraíso – Cidade dos Ipês”.

Com solo fértil, clima favorável e posição geográfica privilegiada, tem sua economia baseada principalmente na agricultura e pecuária, com forte expansão na indústria, serviços e educação. Paraíso está próxima à grandes centros como Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Franca, além do Triângulo Mineiro. É de fácil acesso, pois cortam o município as rodovias BR-265, BR-491, MG-050 e a rodovia estadual L836.

São Sebastião do Paraíso é um município do Estado de Minas Gerais, situado na divisa com o Estado de São Paulo, na microrregião de mesmo nome. O município tem como principal atividade a produção de Café, destacando-se também na produção de frutas como Abacate (maior produtor da variedade Breda do Brasil), Figo, Pêssego, Laticínios e indústria de Sutura e Moda Íntima A tradicional festa da Congada atrai um grande número de turistas da região. É realizada todos os anos em São Sebastião do Paraíso e  acontece de 26 a 30 de dezembro, com os desfiles dos ternos de Congo e Moçambique na Praça Comendador José Honório (Matriz), sempre a partir das 19h30. A Congada Paraisense é uma festividade de cunho religioso, introduzida no município por escravos africanos, desde a fundação da cidade em 1821.

“Reforçam essa vocação natural para o turismo, esporte e lazer, a índole hospedeira do paraisense aliada a boa topografia da cidade, clima seco e agradável o ano todo, a existência de clubes de campo, hotéis fazenda e grande dádiva da natureza que são as águas minerais da Estância Balneária Termópolis. Vale lembrar a existência de interessantes grutas e de acidentes topográficos deslumbrantes como o Morro da Mesa (Guardinha), Baú de Santa Cruz, Santa Terezinha e a vastidão da Serra do Chapadão”. (CALAFIORI ,2015, 5ª edição, p.330).

São Sebastião do Paraíso integra a trilha turística, cultural e espiritualista   “Caminho da Fé”, que tem como ponto de partida o município de Franca-SP.

O Caminho pode ser percorrido a pé ou de bicicleta.

 

GALERIA DE IMAGENS