default-logo

SOBRE A CIDADE

 

Franca tem suas origens como pouso dos bandeirantes que desbravavam o interior do Brasil a partir de São Paulo rumo a Goiás. Desde seus primórdios, a cidade está profundamente ligada à religiosidade de seu povo.

Capital do café, do diamante, do basquete e do sapato, Franca é polo regional, a Capital da Alta Mogiana, reconhecida mundialmente pela qualidade de seu café. A extração de diamante é outra característica da cidade que, porém, tem seu nome intimamente atrelado ao basquete e ao calçado masculino.

Atualmente, com 350 mil habitantes, Franca é destaque nacional em qualidade de vida, com alto índice de desenvolvimento. A diversificação da economia francana transformou o município em polo regional de comércio, serviços e turismo, junto de seus pujantes parques industrial calçadista e universitário.

A cidade possui centenas de praças, parques, ginásio poliesportivo, orquidário, campo de polo, teatros, museus, arquivo histórico, cinemas, clubes de recreação, ciclovias, manifestações culturais diversas, além de monumentos históricos.

Conta com dois importantes centros de compras, lazer e entretenimento – Franca Shopping Center e Shopping do Calçado -, além do Mercadão Francano, inúmeros bares, restaurantes, cafeterias e ampla rede hoteleira.

Na religião, Franca recebe todos os meses de setembro mais de 100 mil fiéis do Brasil e do mundo, durante do Hallel – maior festival de música católica da América Latina. Os templos da Igreja Católica são outros atrativos da cidade. A Catedral Francopolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição é um marco arquitetônico no Centro de Franca e seu opulento interior. Destaque ainda para a grandeza da Capelinha, sede da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e marco zero do Ramal de Franca, entre outras dezenas de igrejas e capelas.

Saiba mais sobre a cidade no site da Prefeitura de Franca https://www.franca.sp.gov.br/turismo/administracao-municipal/administracao-direta/desenvolvimento-adm/conheca