Situada nas verdes montanhas do Sul de Minas, Botelhos é uma aconchegante cidade, com 15 mil habitantes. Os 960 metros de altitude proporcionam um clima agradável para moradores e visitantes. Suas praças e jardins bem cuidados fazem do lugar um dos mais charmosos da região.
Sua história começou lá pelos anos de 1759, quando o grande Planalto da Pedra Branca começou a ser retalhado pelas “picadas”. Ao longo desses caminhos, foram aparecendo os locais de pousada, onde desbravadores começaram a formar os primeiros povoados. Não se sabe exatamente, quando começou o povoado no cruzamento dos caminhos que levavam à Cabo Verde, Caldas e Campestre. Conta-se que por volta de 1845, o fazendeiro Antônio Carvalho, que já residia nos arredores, ergueu uma capelinha nesse cruzamento. A história de Botelhos começa aí. Onze anos mais tarde, em 27 de janeiro de 1856, outro fazendeiro, Joaquim Botelho de Carvalho, que já estava estabelecido na região de Cabo Verde, registrou em cartório, a doação de um terreno para a construção de uma capela, que foi dedicada aos gloriosos São João e São José. Ao redor, formou-se o povoado de São José dos Botelhos, reconhecido em 1858, pelo Bispo de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Melo (nessa época, toda a região pertencia ao estado de São Paulo).
Em 1866, o povoado foi elevado a Distrito de Paz. Em 1873, o Distrito foi elevado à Freguesia, passando a pertencer à Cabo Verde. Foi desmembrado em 1874, passando a pertencer a Caldas. Voltou a pertencer a Cabo Verde quatro anos depois, em 1878. Em 1891, a Freguesia passou a ser o Distrito de São José dos Botelhos. Em 30 de agosto de 1911, criou-se o Município com o mesmo nome, desmembrado de Cabo Verde. A instalação oficial do Município de São José de Botelhos se deu no dia 1º de junho de 1912 e a mudança do nome para apenas Botelhos se deu no dia 7 de setembro de 1923. A população comemora o aniversário de emancipação de Botelhos, no dia 30 de agosto.
A partir de…….Botelhos, orgulhosamente, passou a fazer parte da rota do Caminho da Fé.