default-logo

“Não foi só uma caminhada. Foi uma transformação.”

WhatsApp Image 2025-08-06 at 08.44.58 (1)

Caminho da Fé: Nossa Jornada de Sete Dias

Tudo começou em uma conversa despretensiosa em casa. Eu mencionei para minha esposa que tinha o desejo de percorrer o Caminho da Fé e queria que ela fosse comigo. Decidimos que faríamos a peregrinação durante as férias escolares do nosso filho, o que nos deu cerca de dois meses para nos prepararmos. Começamos a treinar animados, mas na terceira ou quarta caminhada de treino tivemos que interromper na metade por conta de uma dor insuportável no joelho esquerdo que há algum tempo dava sinais de problema, então corri ao médico ortopedista que diagnosticou “lesão no menisco” e recomendou cirurgia imediata.
Liguei para minha esposa, triste e inconformado. No entanto ela não se abalou e disse: vamos procurar a opinião de ortopedista que não seja cirurgião e no dia seguinte estava eu lá. Quando contei ao novo ortopedista sobre minha frustração, ele me examinou calmamente e disse: “Vou te medicar, você faz a peregrinação e depois voltamos a conversar.”
A peregrinação aconteceu entre os dias 16 e 22 de dezembro de 2023. Foram sete dias intensos, nos quais percorremos 213 km, pois saímos de Inconfidentes MG. Cada dia nos trouxe um novo desafio e paisagens deslumbrantes. O caminho montanhoso, com subidas difíceis, especialmente o Desafio do Caçador e a Luminosa, nas quais enfrentamos as chamadas “ondas de calor”. Havia pontos de apoio ao longo do trajeto, mas, em alguns trechos, precisamos abastecer nossas garrafas com água da montanha. O calor era implacável, mas nossa fé nos mantinha firmes. Em cada dificuldade, sentíamos que não estávamos sozinhos, que havia uma força maior nos guiando.
Chegamos em Inconfidentes no dia 15 de dezembro, onde passamos a noite na Pousada Morada do Sol. Era uma pousada simples e bucólica, com um atendimento maravilhoso que nos fez sentir acolhidos e preparados para a jornada que estava por vir. Naquela noite, rezamos em uma capela da pousada e pedimos forças a Nossa Senhora para seguirmos o caminho.
Nosso primeiro dia de caminhada começou no dia 16 de dezembro, partindo de Inconfidentes em direção a Tocos do Mogi, um percurso de 31 km. A cada passo, a beleza da natureza ao nosso redor nos inspirava a seguir em frente, mas acredito ter sido o mais difícil de todos pois nosso corpo reagia ao cansaço tamanho ao qual não estava acostumado, Deus sempre coloca seus Anjos a nos proteger. Chegamos à Pousada Zé Dito exaustos, mas com a sensação de que estávamos no caminho certo. Foi um alívio fazer compressas com gelo nos joelhos e panturrilhas. Nesse dia, tivemos a oportunidade de conhecer outros peregrinos que compartilhavam a mesma fé e determinação. A energia dessas pessoas nos fortalece na caminhada.

Sobre o autor