Estimativa é de 43,3 mil ciclistas por ano pedalando na rota de peregrinação
Com contador eletrônico de ciclistas instalado entre abril e maio desse ano, o Caminho da Fé registrou a passagem de 3.614 ciclistas durante 30 dias, com média de 120 por dia e uma projeção estimada de 43.368 mil pessoas pedalando na rota durante o ano.
Durante o período de aferição, os feriados de Tiradentes e Dia do Trabalho estimularam as contagens mais elevadas, com 429 ciclistas no dia 22/04 e 396 ciclistas no dia 30/04.
A iniciativa da instalação deste contador é da Aliança pelo Cicloturismo, que é coordenada pela Aliança Bike e tem apoio direto da Rede Trilhas, Observatório do Cicloturismo e Sacis/Eco-Counter. Desde o início do ano, além do Caminho da Fé já foram contabilizados o Circuito do Vale Europeu (SC), a Floresta Nacional de Brasília (DF) e o Caminho de Cora Coralina (GO). O contador deve passar ainda por outros três destinos de cicloturismo e MTB até voltar para o Caminho da Fé, em abril de 2024.
“A ideia é criar uma série histórica de dados sobre fluxos para monitorar a evolução das rotas consolidadas no país, conhecer mais profundamente a demanda e, claro, ajudar s no planejamento e na gestão desses destinos”, explica Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike.
Camila Bassi Teixeira, gestora executiva do Caminho da Fé, ficou surpresa com o resultado. “Sabíamos que o fluxo era grande, mas não tínhamos ideia da dimensão”, diz ela. “Esses dados nos dão indicadores preciosos para melhorar a experiência do cicloturista e a qualidade do serviço.”
Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Assine o Bicicleta News: bit.ly/Receba-Bicicleta-News
Compartilhe