default-logo

FIÉIS REALIZAM PEREGRINAÇÃO NO RAMAL MEDALHA MILAGROSA DO CAMINHO DA FÉ EM NOVEMBRO EM MONTE SIÃO, SUL DE MINAS

Segunda edição deve acontecer nos dias 10 e 11 de Novembro de 2023 e reunir mais de 500 peregrinos para o trajeto entre Monte Sião e Ouro Fino

Mais uma demonstração de fé e gratidão de fiéis católicos pelo Ramal Medalha Milagrosa do Caminho da Fé está programada para acontecer em novembro.

A segunda edição da Peregrinação entre as cidades mineiras de Monte Sião e Ouro Fino vai acontecer nos dias 10 e 11, saindo do Santuário de N. S. da Medalha Milagrosa e seguindo madrugada à dentro até a chegada no Santuário de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima em Ouro Fino. O Ramal foi inaugurado em 2019 com a presença de mais de 800 peregrinos concluindo o trajeto de 38 quilômetros.

As inscrições para a peregrinação devem começar na próxima semana e deverão ser feitas pela internet. A caminhada acontecerá no mês em que tradicionalmente Monte Sião recebe milhares de fiéis de todo o Brasil para as celebrações da Festa da Padroeira, que se estendem por todo o mês de novembro tendo seu ápice no dia 27 – dia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

A igreja dedicada à Santa – que foi elevada à categoria de Santuário em 5 de novembro de 1998, portanto, há 25 anos – marca a saída da peregrinação com uma Missa e a bênção de envio.

“Iniciamos esta peregrinação em 2019 e a ideia é realiza-la todos os anos, porém, devido a Pandemia, precisamos interromper. Mas neste ano retomamos a caminhada com muita fé e gratidão”, comenta Sérgio Righetto, um dos membros da comissão que organiza a peregrinação. A expectativa é de reunir cerca de 500 peregrinos a pé e mais de 100 ciclistas nesta edição.

Preparação
Há toda uma preparação para a peregrinação. A equipe de leigos responsável pela organização no Ramal prevê a participação das tradicionais romarias que acontecem ao longo do ano em Monte Sião e região, tanto para peregrinos que fazem o trajeto de aproximadamente 280km entre os Santuários em Monte Sião e de Aparecida, seja à pé ou de bicicleta, e até mesmo famílias que aguardam com muita expectativa a oportunidade de percorrer os 38 km do ramal.

A inscrição custará apenas R$ 55,90 por fiel, o que dará direito a uma camiseta, café da manhã, lanche no almoço e todo o apoio com água e frutas para suportar a distância. O valor também inclui um seguro de vida, que cobre eventuais questões médicas de urgência e emergência que possam acontecer pelo caminho.

O Ramal  
Inaugurado há quatro anos graças a fé e devoção de um grupo de romeiros monte-sionenses, o Ramal Medalha Milagrosa contempla o Caminho da Fé a partir da cidade mineira conhecida por ser a Capital Nacional da Moda Tricô.

Há mais de 20 anos, milhares de peregrinos atravessam os trechos do Caminho da Fé, vivenciando milagres, experiências de vida, mudanças de vida e a retomada do contato do “eu interior” com a natureza por meio das belas paisagens deste roteiro religioso.

O trecho entre Monte Sião e Ouro Fino contempla belíssimas paisagens das áreas rurais das duas cidades e convida os romeiros a uma reflexão profunda. Sem muitos aclives e declives acentuados, e caminhando boa parte do trecho pela madrugada, o trajeto entre os dois Santuários é concluído em cerca de 15 horas. Enquanto caminham, em boa parte do trajeto os peregrinos devotos entoam suas preces e hinos, agradecem por graças alcançadas, rogam por novos pedidos ou simplesmente caminham em um momento de revisão e avaliação de suas vidas.

Caminho da Fé 
O Caminho da Fé é inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela e foi idealizado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio, infraestrutura e principalmente informações.
Ao todo, o Caminho é composto por mais de 2mil km, dos quais aproximadamente 400km atravessam montanhas da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras o Caminho proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Seguindo sempre as setas amarelas, e a sinalização específica da trilha o peregrino vai reforçando seu propósito observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.

Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade dos pontos de apoio, das hospedagens e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.

O Caminho é regido pela Associação dos Amigos do Caminho da Fé.

SERVIÇO

II Peregrinação do Ramal Medalha Milagrosa do Caminho da Fé em Monte Sião – MG até Ouro Fino – MG.
Trecho – 38km
Dias 10 e 11 de novembro de 2023

Saída às 22h do Santuário de N. S. da Medalha Milagrosa (Monte Sião)

Chegada prevista para 15h no Santuário de São Francisco de Paula (Ouro Fino)

Inscrições abertas entre os dias 20 de julho e 1º de novembro (link disponível a partir da data de abertura)

Informações pelo Instagram @ramalmedalhamilagrosa (https://instagram.com/ramalmedalhamilagrosa)

Deixe uma mensagem

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.