Novo Horizonte tem seu inicio em 1895 com a construção de uma igreja em homenagem São José, para tanto alguns moradores do município doaram 20 alqueires de terra. Assim nascia o Patrimônio de São Jose da Trindade, e em 1896 passou a se chamar São Jose da Estiva. Já em 1897 o Senhor Jose dos Santos Fonseca comprou terras na região, e vendo a semelhança da paisagem com a cidade de Belo Horizonte, sugeriu que o nome do município fosse Novo Horizonte, e a comissão formada acolheu a ideia. Nessa época Novo Horizonte ainda erra distrito de Itápolis.
O local mais alto foi escolhido para a construção da primeira igreja, com terras férteis, cortada por córregos, o local foi propicio para a instalação. O distrito de Novo Horizonte foi criado pela Lei Estadual nº 993, de 2 de agosto de 1906, sendo sua sede elevada à categoria de vila, pela Lei número 1038, de 19 de dezembro de 1906. A Lei Estadual de nº 1530 de 28 de dezembro de 1916, criou o município de Novo Horizonte. O município foi instalado em 28 de outubro de 1917.A comarca de Novo Horizonte foi criada em 1922, antes de ser criado o Cartório de Paz, havia um procurador encarregado de fazer os registros, casamentos e óbitos em Itápolis.
Novo Horizonte teve sua economia baseada na agricultura até os anos 90, com o desenvolvimento das usinas no município muitos produtores rurais mudaram-se para a cidade. Com o desenvolvimento baseado agora nas duas usinas que foram instaladas no município, a economia agora é baseada na produção agroindustrial, maiores empregadores juntamente com a prefeitura.
Novo Horizonte, busca hoje seu desenvolvimento no Turismo. Com 65 quilômetros de margens no rio Tiete deve ser instalado um complexo turístico no local, com espaços para Marinas, Hotéis, Restaurantes e toda infraestrutura, além das sete rotas de bike, rotas para Caiaques, Cafés Rurais e o Caminho da Fé, que dará muita visibilidade ao Município de Novo Horizonte.