Caconde, distante 290 km da Capital Paulista, na região nordeste do estado, vem se destacando como polo receptivo de turistas, chegando a ser considerada uma das 30 mais belas pequenas cidades do Brasil. Encravada na encosta oeste da Mantiqueira, oferece além de um dos climas mais amenos do estado, um relevo acidentado com muitas matas, cachoeiras, rios, lagos e riachos, que formam belezas naturais incomparáveis, enche os olhos e apaixonam quem as conhece.
Com importância impar em sua região, Caconde destaca-se não só por suas belezas naturais, mas também por suas riquezas históricas, culturais e religiosas que se manifestam, atualmente, em diversos eventos como: Festviola, Festa das nações, Queima do Alho e o Carnaval considerado um dos melhores do interior paulista, além, é claro, das atividades religiosas realizadas pela Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Tendo como principal fonte econômica a agricultura, onde se especializou em produzir café de qualidade, Caconde orgulha-se de ter importantes áreas preservadas, apresentando como testemunha uma vasta fauna silvestre e uma vegetação caracterizada como Mata Atlântica de Clima Tropical.
Além da Agricultura, o Turismo vem se transformando em importante fonte de renda, com diversos pontos turísticos: Praça da Matriz, Praça do Rosário, Aquário, Praça do Mirante, Usina Velha, Cachoeira da Santa Quitéria e a Prainha (parque municipal localizado às margens da Represa Caconde é excelente ponto de encontro para um happy hour, passeios de lancha, jetsky, além de um excelente ponto de partida para uma boa pescaria).
Caconde conta também com respeitável infraestrutura turística, tendo belas e aconchegantes pousadas e excelentes restaurantes, que mesclam a comida caipira regional, com as influencias mineira e italiana muito presentes em seus pratos.
Com tudo isso Caconde vem se destacando pela diversidade de seus atrativos, além, é claro, do turismo de Aventuras que com atividades como: Trekking, Cavalgada, Rapel, Tirolesa, Cascading, Bóia-Cross e o Rafting realizadas no Rio Pardo, com corredeiras que vão dos níveis I ao V e fluxo ideal de água durante o ano todo, transformam Caconde em referência para os aventureiros de todo o Brasil e até do exterior.